Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

14 de abril de 2011

A CORUJA

          O Termo coruja é a designação comum às aves estrigiformes,família dos titonídios e  estrigídios. Possuem hábitos noturnos e crepusculares seu vôo é silencioso devido à estrutura das pernas, alimentando-se de pequenos mamíferos (roedores) insetos e aranhas.
          Confesso que durante muitos anos, tinha verdadeiro desprezo por essa avezinha,apesar de não ser supersticiosa, um fato me marcou durante muitos anos. Por volta dos meus 15 anos quando perdi meu pai, aliás exatamente na semana em que nos deixou, uma linda coruja se encantou pelas árvores da nossa casa, o que era bem natural já que morávamos em uma área  rural cercada de muita vegetação nativa. Árvores lindas, contorcidas do nosso querido cerrado. Bem estava até feliz com sua visita, até que uma colega me alertou sobre os maus presságios que uma coruja pode trazer, apesar de não ter me interessado muito pelo assunto, depois de todo o acontecido fiquei com um pé atrás em relação a esse bichinho. Talvez pela pouca idade, ou falta de conhecimento mesmo. Apesar da certeza de que um fato não teve nada a ver com o outro, continuei cismando por muitos anos e fugindo do seu contacto. Hoje finalmente, fiquei livre dos meus medos infundados e melhor traumáticos. Temos um pequeno cantinho aqui em Palmital MG. E nossa casinha é cercada pela mata, que eu adoro e imaginem que encontrei um lindo casal de coruja. Pensei é agora ou nunca, vendo que todos se aproximavam  mais e mais dos bichinhos quis tentar também  , e na verdade achei que são até bem mansinhos, ou por que estavam vigiando seu ninho bem ali pertinho, no chão,não saíram do galho e consegui chegar bem perto e ainda fazer uma foto.
          O período de reproduçao depende da espécie. A prole é de cinco ovos por gestação. Depois da eclosão o macho cuida dos filhotes por dois meses até que aprendam a se defender . Uma das características da coruja é o fato de fazer o seu ninho no solo próximo à arvores para que fiquem livres dos predadores. Agora o único medo que tenho é que o casal de coruja e seus filhotinhos fiquem também com medo dos seus novos vizinhos e batam asas para outro local.
Designação da ave.Pesquisa Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário