Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

19 de dezembro de 2012

Árvore-Mãe


O sol clareava com grande intensidade àquele dia.
 Brasília, céu aberto,
 quase zero de  poluição
 a não ser  pela poeira fininha,
imenso canteiro de obras
para a sua construção.
E aqui chegamos nós
Eu, meus pais,
meus irmãos.
Tempos de luta!
 Para nós, reconstrução.
Vindos do Rio de Janeiro,
para erguer uma cidade,
instalados em casa de madeira,
fomos chamados pioneiros.

 Pelo cerrado cercados
Fauna, flora, céu e chão.
Beleza exuberante
conquistando desde menina,
o meu poético coração.

 Recordo-me agora
O nosso primeiro natal
nesta cidade-semente de flor
flor nascente.
 Cidade Céu.
Não havia lojas, mercados,
grandes comércios,
Ou nada que saciasse
o meu sonho deslumbrante .
 Para uma pequena menina
O natal é algo encantado,
Aquele dos sonhos sonhantes

Então...
Minha mãe
lançando mãos
de sua providência materna
trouxe- nos  um pequeno arbusto
Com dezenas de galhos secos
tamanhos variados,
confesso que  nos deixou a todos
um pouco assustados.
Trouxe areia, água, cimento .
Dentro de um vaso ,
sob nossos olhos atentos,
 o galho foi colocado.

 Agora, um pacote de algodão,
 nas suas mãos
se rasgava
E o pequeno galho
aos poucos se transformava.
Ficou todo branquinho,
 e tudo  encantava.
Depois alguns enfeites
 que vieram de outro Natal.
Faltou o pisca-pisca
mas tínhamos dos vaga-lumes
A luz natural
Ficou linda nossa árvore,
com uma estrela no topo
tão diferente 
mas, pela nossa emoção,
 tão igual...
E minha mãe explicou:
-O algodão é para representar a neve
que cai em outros países,
e em alguns lugares do Brasil também.
- Quero conhecer estes lugares
E ela  falou:
-Peça ao Papai-Noel
E eu pedi, pedi...
será que ele vem?
Pedindo ainda estou
mas até hoje,
 o Papai Noel
Não chegou.

 Não vi outros países
sequer os estados aqui no Sul
nem sempre a gente consegue
tudo aquilo que a  gente pede.

Porém
Melhor, que todos os presentes,
é estar com minha mãe nos Natais.
É ver enfeitando seu rosto
os seu cabelo branquinho
como floco de neve
que em outros sonhos também cai.

Lú Vilela.

imgem da Internet.



Desejo à todos os meus amigos e amigas  um verdadeiro Natal, repleto de amor, paz. 

Feliz Natal. 












5 comentários:

  1. Lindo e emocionante te ler!!

    Nooossa!Te superas!!! Adorei e desejo que um dia tu possas ver a neve de verdade cair e que tenhas por muito tempo a companhia de tua mãe por perto! beijos,tudo de bom, FELIZ NATAL, LUZ ,PAZ e AMOR em 2013 e sempre! chica

    ResponderExcluir
  2. =/
    Lembrei-me de minha avó decorando a árvores dela, e os gritos que ela dava vez ou outra quando caia uma das bolas coloridas no chão... saudades dela.
    Não desiste, os sonhos ainda podem se tornar realidade!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  3. Lindo poema descrevendo a ávore mãe e como é importante lutarmos pelos nossos sonhos, pela nossa felicidade.Obrigada por você fazer parte da minha vida mesmo sendo uma amiga virtual, és muito importante para mim.
    Quero aproveitar e desejar um FELIZ NATAL pra você e sua família e que o amor de Jesus ilumine seus dias e que sua vida seja uma extensão da noite de Natal,
    renascendo continuamente em amor e fraternidade.
    Natal, noite de alegria, Canções, festejos, bonança.
    Que seu coração floresça Em amor e esperança! E que 2013 seja muito feliz!!
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  4. Que coisa mais linda...o verdadeiro sentido do Natal
    Aquele que nasce de dentro da alma e do coração e do
    qual nunca se esquece.O amor entre as partes, o sentido
    da vida é tudo do que nós precisamos.Obrigada!
    Um feliz Natal com muito Amor!Um abraço fraterno
    na alegria da esperança em Cristo.

    ResponderExcluir
  5. Lindo!!!
    O melhor presente você tem, amiga!
    Que haja muitos e muitos natais pra vocês...
    Que as luzes do amor e paz se espalhem sobre o seu lar.

    Feliz Natal pra você e sua família!
    Boas Festas!

    Beijos :)

    ResponderExcluir