Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

17 de novembro de 2012

Glacê Real-mente Feliz


HOJE ME BATEU UMA SAUDADE...




Glacê Real
Que delicia!
Tem coisas que a gente não esquece jamais.

Minha tia era uma verdadeira artista. Na arte de confeitar. Fazia coisas fantásticas.
Sempre que tinha alguém aniversariando na família ela acordava bem cedinho, com seus trecos  de confeitaria e a sua cozinha se transformava  num paraíso para   nós crianças( seus sobrinhos).
Que doçura ficava a  cozinha!
Eu  olhava  emocionada e com água na boca,  aquelas mãos de fada, transformando açúcar, clara de ovo e limão, em  castelos, campo de futebol,gaiolas de passarinho, chapéus etc., enfim todo e qualquer tema que se imaginasse. Se não fosse confeiteira, com certeza seria arquiteta, tamanha a sua habilidade e criatividade.

Tudo misturado e colorido com anilina, ia dando o tom encantado no verde das folhinhas, no rosa das delicadas rosinhas entre o arabesco, contornando todo o bolo, como se fosse uma pintura  texturizada. Suas mãos já envelhecidas deslizavam com tanta firmeza, como se não exigisse esforço algum o seu trabalho.

 Recordo -me de um lindo bolo que ela fez para o meu aniversário. – Um chapéu. Eram Dois bolos redondos, um maior que ficava na base, para ser a aba e outro menor acima, tudo isto confeitado delicadamente, para depois receber um cacho de hortênsias na parte frontal e um laço de fitas. Super lindo.  Eu adorei, (romântica que sou).
Bom mesmo era poder raspar as sobrinhas da vasilha na qual preparava o glacê. Melhor ainda no o dia seguinte à festa, chegar do colégio e lembrar que teria bolo na geladeira, e todo aquele açucarado prazer de saboreá-lo escolhendo flor, e pedaços que se desprendiam da massa do bolo.  Claro que naqueles tempos a gente nem ouvia falar em diabetes, colesterol, desidratação, e outros “desmancha prazeres “que hoje povoam as mentes até mesmos das crianças. Era só alegria, e mesmo assim  não temos nenhum obeso na família.
Podíamos saborear de tudo sem culpa. Bolos, brigadeiros, salgadinhos, tortinhas, sorvetes balas de coco, e muitas outras delícias. Os refrigerantes tinham um sabor especial.  Talvez por serem mais consumidos apenas em épocas festivas.

Quanta saudade!
Apesar de apreciar todo este trabalho, nunca me senti motivada a aprender, não tinha jeito pra coisa. Outro dia encontrei a receita do glacê Real na Internet e resolvi fazer.  Chamei minha neta para tentarmos juntas. Que desastre! Bagunçamos toda a cozinha, sem contar o cheiro de ovo que deu um trabalhão pra tirar.

E o bolo ficou assim. Confeitado por nós.(Mais por ela) eu deixei para que ela pegasse gosto. 

Podem rir a vontade, ficou horrível, mas delicioso!

                                                                              



Bem mas valeu, nos divertimos muito e trocamos muitos "desconhecimentos"  e  acabamos em risadas, pois "ser feliz é tudo o que se quer".

O glacê Real não é muito usado hoje nas festas, mas para quem gostar vai a seguir, a receita. Eu adoro sentir o açúcar derretendo na boca 

Uma unidade de clara de ovo para cada 250gramas de açúcar de confeiteiro
uma colher(SOPA)  de suco limão

Preparo:. 
Bata a clara e vá acrescentando açúcar aos poucos
Junte o suco de limão e vá batendo um pouco mais.
O ponto é quando não cair da colher.
Pode ser tingido com anilina e serve para cobertura
de bolos e biscoitos.
Bjs. 


Todo o encanto desta vida  está em coisas pequenas
viver é a arte  de  querer ser feliz
Se a agente  quer , vale a pena
a felicidade está bem perto do nosso nariz.

Está na flor que colhemos 
 e entregamos a alguém
Está na tristeza  que vencemos
quando  praticamos o bem

Está no sol que se apresenta
todos os dias e nos aquece 
está em  esquecer as ofensas, 
as angustias que o próprio viver oferece

Está em cultivar a criança
que habita sempre em nós
cultivar a fé, a esperança
e assim jamais nos sentirmos sós

Viver é sentir e ter a certeza
de ser  amados por Deus.
Não há maior beleza 
que supere esta grandeza, em todos os dias teus.

Lourdinha Vilela.


A primeira imagem  do bolo foi retirada da Internet.

Imagens do Google-
não encontrei o autor.


.









8 comentários:

  1. Oi Lourdinha!
    Que coisa mais linda!
    Tanto a lembrança da sua infância, como esta linda poesia.
    Que delícia poder viver a infância dessa forma tão boa.
    Vivi tudo isso, e os meus filhos também.
    São nossas lembranças, a nossa verdadeira herança, que jamais esqueceremos.
    Realmente, todo o encanto da vida está nas pequenas coisas!
    Deliciosa sua postagem...agora o bolo certamente não ficou como o da sua tia acho eu... rsrs
    mas deve ter ficado uma gostosura!
    Beijos querida amiga!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mariangela, eu sou muito saudosista mesmo.Acredito que a felicidade dos tempos antigos, era bem diferente da felicidade que buscamos hoje. A gente era feliz e ponto. Embora tenha vivido dificuldades em várias fases da vida, Esta tia, igual as outras sempre contribuíram de certa forma para a minha felicidade e ocupam um lugar muito especial no meu coração. bjs. Bom final de Semana.

    ResponderExcluir
  3. Que delícia entrar nas recordações e depois, contigo na cozinha com tua neta. Isso é maravilhoso e importante pois se divertiram, estiveram juntas ,riram, trabalharam, brincaram... Valeu! Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Louridinha,
    Que bonitas lembranças, e que talentos raros para essa arte de confecionar delícias para encantar pequenos e grandes. Muita sensibilidade e ternura!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Oi lourdinha!
    O que é ser blogueiro(a)? Ainda existem pessoas que não reconhecem a importância deste trabalho . Apesar de parecer fácil ser blogueiro (a) leva-se tempo e requer muita paciência, não basta saber manipular um blog e ter uma boa escrita ou conteúdo para postar. O blogueiro deve entender o que está postando, estudar sobre o assunto, ter comprometimento com os leitores e autores citados, dedicação, ao seu blog e aos dos seus seguidores, dando vida , comentando, participando,ter ética e principalmente ter amor ao que faz.
    Quem conhece esta ferramenta virtual se apaixona , realiza este trabalho com carinho, mesmo tendo o tempo limitado, porque alem dos conhecimentos adquirido nesta diversidade cultural firma grades amizades
    Hoje comemoro com apenas sete meses de vida do blog, 500 seguidores. Já ultrapassamos e vamos aos 550 que é a meta para a final do sorteio e se Deus quiser outros virão se juntar a nós para valorizar este trabalho, que sozinha jamais conseguiria tanto sucesso.
    Como diz augusto Cury: “A vida é um grande espetáculo. Só não consegue homenageá-la quem nunca penetrou dentro de seu próprio ser e perceber como é fantástica a construção da sua inteligência”.
    De uma coisa tenho certeza, não tem idade para aprender quando queremos seguimos em frente e realizamos os nossos sonhos.
    Obrigada por fazer parte deste grupo de amigos, sua presença naquele cantinho é muito importante. Desejo muito sucesso na tua vida, e dos seus familiares e amigos e que Deus nunca nos abandone e que nos ame cada vez mais. Bjuss
    Abraços da amiga Lourdes Duarte
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Lourdinha.
    Lindas lembranças que deixam a gente com o coração leve só de imaginar sua felicidade. Um lindo domingo minha amiga.
    Beijos açucarados pra ti.
    Gracita

    ResponderExcluir
  7. "Viver é a arte de querer ser feliz" ...

    Lembranças aqui também, Lourdinha.
    Ser feliz é tudo o que se quer.
    Adorei o seu registro, a foto do bolo e o poema.

    Feliz domingo e uma semana de Paz e Luz!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. Aposto que ficou uma delícia! Também não sou lá essas coisas na cozinha, mas meus bolos, embora desastrados, tbm ficam uma delícia! hahaha
    Tem razão, a vida é descomplicada, a felicidade está mais próximo do que nós imaginamos, é que a mente do ser humano é tão boba que cria e cria expectativas sobre coisas a longo prazo quando na verdade, o prazer de fazer algo simples, ou resolver um problema, ou qualquer coisa é tão simples quanto apenas olhar o céu. A gente é que complica demais. Uma bela poesia e uma ótima história. Minha mãe conta isso pra mim também sobre os refrigerantes e as vezes pego ela olhando o copo de refri e fazendo careta! ahaha
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir