Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

10 de janeiro de 2012

O lugar certo na Hora certa



Muitas das vezes relutamos em tomar certas atitudes por medo ou para nos proteger  de algum temor que se instala em nossa mente e em nosso coração deixando assim de fazer algo de precioso, que nos traria alegrias , realizações. Somos escravos da nossa própria vontade, e dela depende o nosso verdadeiro sucesso.   Porém a atitude a ser tomada  que requer coragem,disposição confiança e fé em Deus ,pode ser a atitude certa e nós ,em nossa condição humana não conseguimos vislumbrar.
Minhas tias Maria e Terezinha, moram em Além Paraíba- Minas Gerais , a primeira vem sofrendo há vários anos com um problema de visão .Mesmo sem nunca se lamentar aos poucos estava ficando cega, e protelando em fazer exames para um diagnóstico mais completo. Essa minha tia, para mim é uma pessoinha linda de personalidade singular como jamais reconheci antes em outra pessoa, ela está com 85 anos completos, gozando de perfeita saúde a não ser a saúde de seus lindos olhinhos , que muitas vezes vi chorar,resignados talvez com a própria sorte ou quem sabe com a teimosia calma e silenciosa de sua dona.
A Terezinha sua Irmã um pouco mais nova, estava tendo dificuldades em lidar com o problema da Maria, já que também com a idade avançada e morando sozinhas, ficava mais difícil a vida das duas. Depois de tanta insistência de nós todos, os seus sobrinhos que residimos em Brasília, finalmente a tia Maria resolveu encarar os médicos especialistas.Fomos buscá-las na cidade de Além Paraíba –Minas Gerais e antes mesmo do Natal, ela conseguiu ser operada por um dos melhores cirurgiões oftalmologistas aqui da cidade. Apesar da sua idade avançada, o que constituía o seu maior temor, a cirurgia foi um verdadeiro sucesso e ela recuperou quase em l00% a visão de um dos seus olhos, para o outro não havia recurso mesmo porque sofria de  um problema congênito. Mas como se diz no ditado “Em Terra de cego quem tem um olho é rei”,ela ficou super feliz e, já no quarto, após a cirurgia quando lhe foi servido um lanche, conseguiu ler a embalagem do suco, mesmo fazendo o uso de óculos escuros, estava  realmente emocionada,e as lágrimas silenciosas faziam parte do quadro.  
Mas vejam bem como as coisas acontecem não por nossa vontade a quem damos maior atenção e sim pela vontade principalmente do nosso Pai Celeste quando insistimos em fazê-la ou não achando que, como falei no principio, dela depende o nosso sucesso. Acredito que  apenas temos que ter fé e agirmos com base nessa fé. Elas ainda se encontram aqui em Brasília e por conta de alguns exames que a Maria terá que fazer, deverão permanecer por mais alguns dias. Hoje receberam a notícia de que sua casinha lá em Além Paraíba foi inundada como tantas outras pelas águas das chuvas, que perderam móveis, roupas, etc. e que se estivessem dentro dela poderiam ter até morrido como tantas outras pessoas morreram.Foi uma verdadeira tristeza no local.Assim como aconteceu em Jamapara e Sapucaia .
Fico refletindo: “Vão-se os anéis ficam-se os dedos” é bem antigo e ultrapassado, mas foi a melhor expressão que encontrei.  Deus lhe protegeu na atitude de procurar melhores recursos para o seu tratamento e lhe salvou da enchente do rio Paraíba do sul.MG. Embora sei que ela sempre mereceu esta proteção pois é uma das melhores pessoas da minha vida.  Um beijo minhas tias queridas, e contem com a minha ajuda assim como de todos que já estão lhe ajudando lá em Minas para a recuperação de tudo nas perdas materiais, esse tudo que perderam e que não significa nada diante da alegria de poder olhar e contemplar o sol, as estrelas o mar e todos aqueles que te amam.
Meus sentimentos aos moradores parentes e amigos dessa cidade que eu adoro 



Imagens  retiradas da Internet.Prefeitura  Municipal de Além Paraíba MG.

2 comentários:

  1. Emocionante! Lourdinha, você já enviou essa crônica para sua tia Maria ler? Você precisa fazer isso, embora ela saiba a sobrinha maravilhosa que tem, acredito que ela vai ficar muito emocionada com suas palavras. Um forte abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Que linda essa história e que sorte a dela em ter uma sobrinha como você!
    Uma das coisas mais difíceis na vida da gente é tomar decisões. E não dá para esperar muito. Imagino, sim, a alegria da sua tia!!

    Beijossss.

    ResponderExcluir