Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

31 de janeiro de 2016

Imagem daqui.Chuva - Mar - Natureza Gifs.

Morre-se em cada esquina,
como se no agora,
morrer fosse   apenas igual
ao quebrar de rochas
ou  pedras de rocha jogadas ao mar.
Já não se morre
igual a pedra rochosa
que o mar batia
e levava dela um pouco
 e aos poucos consigo,
onda após onda até afundar.

A vida é um instante.


Lourdinha Vilela
Reeditando


20 de janeiro de 2016







 Ando me emocionando e tão feliz ultimamente, que me recordei de meu primeiro filho quando ainda era uma criança de sete anos completos, . Ele chegou em casa com uma pergunta interessante ao mesmo tempo boba.
- Mãe o que quer dizer alegria?
Eu achei fácil de responder, uma vez que alegria  no dicionário  significa prazer , contentamento, júbilo, etc. Porém quis ir mais além e perguntei primeiramente o porque da pergunta que ele acabara de me fazer. Ele me respondeu que a professora havia feito um trabalho sobre a alegria e a tristeza, na verdade uma brincadeira, para que as próprias crianças apontassem os coleguinhas como os mais quietos, os mais alegres e brincalhões. Ele ficou entre os meninos tristes. Meu filho ao me perguntar já sabia das respostas, mas talvez quisesse brincar comigo também. Depois  voltou a  falar.
-Mãe você me acha triste?  e eu respondi prontamente que não, que ele era apenas tímido, talvez por isso o colocaram como um menino triste. E ele em seguida me perguntou; - E você mãe, você é alegre?
-Sim respondi.
-Mas você também é um pouco calada, igualzinho a mim.
- Certo meu filho, mas isso não quer dizer que eu não seja uma pessoa alegre e feliz.
Veja. A gente pode estar calada e até parecendo estar triste, mas pode ser alegre e ao contrário podemos estar com um sorriso bem grande no rosto e estarmos totalmente tristes no nosso coração.
-E o que faz você ficar alegre.
-Ah! Essa é uma boa pergunta, por que a alegria é feita de momentos e acontecimentos em nossa vida, no nosso dia a dia.
- Sabe um dia fiquei muito feliz por causa de uma alegria que senti.
-Sabe que alegria foi essa?- Bem foi no dia em que você nasceu e essa alegria tem durado até hoje e sei que vai ficar comigo para sempre.
- Tem tantos motivos que me fazem sentir alegria...
- Sabe quando  é Carnaval, e vejo a Beija-Flor de Nilópolis, eu fico imensamente feliz e alegre, não me importo se ela irá ganhar ou perder e principalmente fico vibrando de alegria quando a bateria passa em destaque pela avenida,  meu coração parece um tambor de tanto que bate e bate de contentamento e emoção.
-Falando em beija-flor, quando o beija-flor entra no nosso jardim  e junto com outros pássaros e borboletas o colorem mais ainda. A felicidade deles parece ser a minha.
-Sabe quando chove, e as folhinhas ficam cheias de pontinhos de água como se acabassem de amanhecer, eu também me sinto muito alegre, pois sei que elas irão florir ainda mais por causa da chuva e também quando o sol se põe e é imensamente maravilhoso ver de tão lindo,
-Sabe quando termino de ler aquele livro, que me fez tão bem ler, que tenho vontade de emprestá-lo a todo mundo e ao mesmo tempo tenho um grande ciúme dele... pois é também me alegro muito com isso.
-Sabe quando chegamos a casa de sua avó,minha mãe. Aquele abraço dela é uma das maiores felicidades na minha vida.
-*Sabe  quando uma grande  amiga me elege sua grande amiga também, isso é motivo de grande alegria no meu coração.
-Sabe quando estou na missa,  também estou alegre, mesmo  que tenha mil motivos para estar triste
Deus sempre foi minha alegria e minha paz.
- Eu poderia enumerar várias outras coisas que me deixam verdadeiramente feliz., mas nós passaríamos um dia inteiro aqui.. Ah! Você já está cochilando. Vou te levar para cama  e como se ainda fosse um bebê, vou te dar mais uns mil beijinhos, para eu e você  ficarmos ainda mais felizes e alegres.
Não deu tempo de dizer, mas uma coisa me deixa triste, é que quando estou vivendo momentos de muita  alegria.. Eu não consigo fazer poesia.
Por que sera?
Lourdinha Vilela

*Por falar em filhos, dedico este texto a minha amiga Suzy Rhoden , que me emocionou muito hoje, ao ler seu texto no Face.  Felicidades Suzy  pra você e seu bebê, Felipe.