Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

19 de outubro de 2013

Eternamente jovem


http://www.youtube.com/watch?v=EUKUMmM89IQ


Era uma sala com dois  ambientes,diferente das demais.  A decoração conservava ainda alguns traços da década de 60 .No piso tábua corrida que brilhava muito...- Eu conseguia ver o reflexo  dos móveis. Em um destes ambientes haviam duas poltronas em veludo vermelho e uma mesinha no centro.(Lindos móveis sobre  pés palito). Cortinas um pouco transparentes, pareciam Voil, não sei ao certo, sei que  podia  ver,  embaçadas, as flores no jardim. Num cantinho a Rádio Vitrola com o disco do Bob Dylan- Forever young
No outro espaço  encontrava-se  poltronas, tapete, e uma escrivaninha. Havia ainda uma estante embutida tomando uma parede e repleta de livros. Lugar de sonhar, esta sala, parecia a pele da minha própria vida, era o meu primeiro contato com o mundo, ali, estabeleci uma grande amizade com os livros e com a leitura. Encantada descobrindo horizontes, passava horas  presa àquela sala...
A primeira porta para  a minha  liberdade.

(A Vitrola, foi transformada em  outro móvel, após alguns anos)


Lourdinha Vilela

                                                                          

12 comentários:

  1. Quando se tem contato com o espaço da leitura é uma paixão que nos envolve pela vida toda. Linda tarde pra você amiga Lourdinha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade minha amiga, e isto aconteceu comigo bem pequenina.
      bjs. obrigada.

      Excluir
  2. Um ambiente que te marcou e com livros e música pra oferecer! Lindo! beijos,chica e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  3. Uau, que linda, encantadora, mágica descrição! Fiquei imaginando o significado de cada detalhe em sua vida, para a construção da pessoa que hoje és... Em especial, fiquei estupefata diante da estante embutida, repleta de livros, como uma criança que de repente se depara com o maior e o melhor dos tesouros! Identifiquei-me profundamente com tua descrição, não porque tenha tido uma sala assim em minha casa, mas porque, assim como você, cedo na vida estabeleci um local (a minúscula biblioteca de minha primeira escolinha) como a pele de minha infância e de minha vida inteira!
    Lourdinha, cada vez mais próxima de ti me sinto, pelas palavras que aqui encontro e que reconheço como, de alguma forma, sendo minhas também... Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzy, `
    Era esta a sensação que eu sentia, eu me transportava para outros mundos naquele local, tudo era encantador.Apenas, a sala não era na minha casa, também não tínhamos condições de ter uma sala assim com tantos livros. meu pai era um simples trabalhador que veio cedo para a construção da Capital. Era a casa dos meus tios. Eles foram os meus segundos pais. A minha escola ficava em frente a casa deles,aqui em Brasília, e eu saía da aula e ficava lá,quase todas as tardes. Na época eu não sabia, mas como você falou, eu descobri ali um tesouro. E acredite, talvez até pelas dificuldades que enfrentávamos, eu encontrei ali, uma espécie de oásis, eu me transportava me sentia muito feliz. Livro é tudo de bom.
    Vou ler sim,aliás estou louca pra ler. Depois eu comento.
    Um grande abraço, e muito obrigada por este comentário tão lindo e carinhoso.
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Lourdinha...o contato com livros nos prepara para a leitura da vida e nos condiciona para sentir toda a sua beleza.Foi assim para mim desde o principio...minhas primeiras leituras: a coleção inteira de Monteiro Lobato que encontrei na casa da minha madrinha e a coleção ricamente encadernada chamada Tesouros da Juventude. Adorei suas lembranças e me
    fez refletir o quanto seria importante dar às crianças atualmente a mesma oportunidade...
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. É isto Guaraciaba,a minha oportunidade surgiu com a vinda dos meus tios para Brasília, ele deixou muita coisa pra trás no Rio de Janeiro, mas felizmente,trouxe os livros. e coleções.Meu tio era um leitor compulsivo. e parecia ter uma memória fotográfica. Tudo o que lia,era capaz de transmitir sem o menor esforço, eu ficava impressionada.E ele me incentivava para a leitura.Me recordo das enciclopédias Barça e a Delta Larousse.
    Quero agradecer, adorei seu comentário.
    Um abraço. Bom domingo.

    r

    ResponderExcluir
  7. Olá Lourdinha,

    Você discorreu minuciosamente sobre esta sala, como se ela estivesse fotografada em sua memória.
    Épocas e momentos importantes marcam para sempre. Seu lindo texto remeteu-me à infância, quando minha mãe tinha o cuidado de abastecer nossa estante com diversas coleções de livros para nos auxiliar nas pesquisas dos estudos. Uma que naquela época não me despertava vontade de ler era Machado de Assis. Tinha preguiça, pois entendia que ele fazia muitos rodeios para desenvolver a história-rsrs. Claro que minha visão atual dos escritos deste grande escritor é totalmente diferente. Felizes daqueles que têm sua atenção e gosto pela leitura despertados logo em seu desabrochar para a vida.
    Adorável lembrança e a maneira linda como a descreveu.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Cara Lourdinha, seu blog está muito bonito e diferente, porém você ainda continua a escrever belamente como bem me lembro. (Tá, parei com a "carta" digital)
    Como eu estava a dizer, estou feliz que você ainda continue escrevendo tão bonito como antigamente. Adoro te ler, suas linhas me fazem imaginar e construir ambientes dos quais não fui, ainda depois, consigo desfrutar do sentimento que você mostra!
    Um grande beijo e forte abraço!
    Saudades.

    ResponderExcluir
  9. Lourdinha
    Um rico legado deixou o seu tio.
    Fico a imaginar quão aconchegante e prazeroso é ficar nesse seu santinho de leitura. As recordações de quem a incentivou,os móveis, tudo tem gosto de encantamento, gratidão e saudade, não é?
    Lindas lembranças.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite
    dá pra imaginar, lindamente todo espaço citado,
    a leitura é o melhor hábito pra se soltar a imaginação.
    bjs tenha um bfs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Precisamos de mais lugares assim para criar a atmosfera perfeita para os jovens poetas _ as bibliotecas costumam ser frias , as livrarias tem o entra e sai ... Gostei do ambiente acolhedor que te fez poeta .
    E sua descrição é perfeita Lourdinha _ quase como estar lá!
    deixo abraços

    ResponderExcluir