Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

9 de maio de 2012

Cidades.



Vejo cenários nas ruas. São crianças, com pezinhos descalços, jovens, velhos dispostos nas calçadas com expressões de lamento. Cenários escuros e silenciosos.
Muitas vezes nos sentimos assim também, abandonados, desconsolados, vazios e entorpecidos por algum sentimento de dor. Porem chegando à nossa casa tomamos um banho quente, ouvimos música, conversamos com alguém e tudo passa e muda. Nas ruas o cenário não muda e aquelas pessoas continuam lá. Fazem parte do ambiente, rodeadas por vitrines luxuosas.  Imagino a cidade como um corpo que tem alma. A parte externa está bem, protegida da chuva, do frio, do calor, mas a alma está triste, na sarjeta. Nossa cidade é um corpo, corpo e alma. Sua parte física são os prédios, casas, carros, somos nós que temos emprego, um teto, estabilidade e identidade. Sua alma são mendigos, drogados, transeuntes do infortúnio, jogados à própria sorte, figuras de um quadro onde a moldura é de ouro e a pintura está ruindo, se desgastou pelo sofrimento e intempéries. Precisa de restauração. Continuamente passamos e verificamos que a alma da cidade está triste, sem abrigo ou consolo, e apenas passamos, nos omitindo, com medo de nos aproximar um pouco mais dessa realidade e oferecer ajuda concreta. Somos espectadores e nos preocupamos mais com a moldura, afinal ela enriquece e valoriza a obra, mesmo que o tema seja esse, desolador e triste. Hoje porem, fiquei com medo de nada fazer, de perder o elo que me faz semelhante Àquele Restaurador Divino no qual acredito e acreditam essas pessoas, possa os cobrir com tinta nova.

Lourdinha Vilela

6 comentários:

  1. Que lindo Lourdinha, vc tem razão, nós temos o privilégio de voltar p casa, ter nosso aconchego, é realmente muito triste não ter esse privilégio! lindo tudo que nos fez refletir! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Lindo poema reflexivo, bem escrito!
    Abraços amiga de alma linda!
    Ivone

    ResponderExcluir
  3. Somente pessoas sensíveis tem essa visão do mundo, nos sentimos impotentes diante dessa realidade, muito triste. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida, que sensibilidade em suas palavras.
    Desculpe a demora em vir te conhecer, tem sido muito corrido pra mim, enfim cheguei e adorei ler o que você escreve, até vou linkar seu blog, pra ser mais fácil de acompanhar.
    Te sigo também, com imensa alegria, beijos,
    Valéria

    ResponderExcluir
  5. Lourdinha,
    Essa realidade é muito triste... tudo é muito rápido e a tristeza vai dominando a alma das nossas cidades.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. A real dimensão do mundo em que vivemos e, infelizmente, ele não é tão belo assim.

    "A alma da cidade está triste..."

    Beijos e Boa Noite!

    ResponderExcluir