Poesia

A Poesia alcança as fadas, encanta a chuva na madrugada, acompanha os ébrios nos dormentes e se mistura à solidão nas calçadas.

26 de dezembro de 2011

RESSACA




Expectativas para o Natal
e o Ano Novo também
acelerando corações
para o milagre que vem.

Exagerando sempre na dose
Correria e consumo
para  saciar a ansiedade
os desejos apontam os rumos.

E como num passe de mágica
chega até nós,
a cura de todos os males
no pavê de chocolate,
O rejuvenescimento da pele
na mousse de maracujá,
limão ou abacate.

A volta de um grande amor
em várias  taças de vinho.
E se o amor não voltar?
não iremos ficar sozinhos
Se até a uva-passa
A solidão passará.

É final de ano, É ano Novo Também!

E se o nosso cartão de crédito
virou Papai Noel
caso  a gente  não pague
As contas irão para o céu

Tudo é festa, tudo é brilho,
Tudo ilusão
A sensação de vencer obstáculos
de somar esperanças
Faz de nós ao menos nessas datas
pequenas grandes  crianças.

Porém,  se o sonho
  voou como um passarinho,
 e a realidade fere
como um feroz animal
esperamos mais um pouquinho, 
logo será carnaval.

 Para não acabar de todo
com a nossa  vã alegria
o remédio agora é:
Correr na academia











(Muitas vezes no Natal o aniversariante é esquecido)

19 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL




 Desejo a todos nesse Natal, que suas famílias estejam reunidas e entre si  verdadeiramente unidas, em  perfeita  paz. Que os pais protejam seus filhos, que os filhos protejam seus pais.

Que suas mesas sejam fartas. E que quando, farta, significar “Falta” tudo (linguagem regional) sejam socorridos pela nossa Pátria amada, pelos bons corações dos que possuem mais. Que possam experimentar o direito que têm a uma vida digna, sem frio e sem fome.

Que haja equilíbrio social monetário. (Utopia)?

Que as mães e trabalhadoras do lar sejam abençoadas, elas que direta ou indiretamente contribuem para que tudo aconteça, e nos fornecem a combustão diária para enfrentar os desafios diários na nossa vida.

Que os profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros encontrem melhores condições de trabalho, melhor remuneração e sejam verdadeiros doadores de si mesmos, sem negligenciar, somando ao seu trabalho uma mega dose de carinho para com os seus pacientes, e que esses, estejam bem acomodados em leitos limpos e não em corredores ou no chão dos hospitais e possam ao menos não sentir dor.

 Que os policiais de todas as categorias, onde quer que estejam, cumpram com seus papéis de defensores e,  sejam também protegidos  na sua integridade física. Assim como os bombeiros, que experimentam dia a dia o sofrimento alheio. Sejam eles policiais e bombeiros militares os nossos verdadeiros heróis.

Nas ruas os vendedores ambulantes encontrem um lugar ao sol, mas que o sol não lhes queime a cabeça. Estejam dispostos a cumprir com seus deveres de cidadãos.

 Aos trabalhadores da construção civil, a minha eterna admiração. Esses que com suas mãos vão tecendo nossas cidades, tijolo a tijolo, verdadeiros artesãos, dispostos em andaimes, nas alturas.  Braços fortes apesar da precária alimentação, construindo palácios e vivendo em casebres.  Possam eles como tantos outros possuir sua tão sonhada casa própria, e dar à suas famílias um pouco mais de conforto.

Aos trabalhadores do campo, o subsidio suficiente às suas necessidades para plantar e colher o pão e os grãos nossos de cada dia.

Aos religiosos, que suas preces retornem a si próprios, em dobro.

Às crianças desejo que sejam verdadeiramente crianças e os jovens verdadeiramente jovens, sem atropelar o tempo. Consigam vencer as drogas. Não sofram qualquer espécie de abuso ou violência, e que seus sonhos e suas vidas não sejam interrompidos subitamente. Que possam brincar, estudar, cantar dançar e serem felizes em suas escolhas.

Aos professores, seres mágicos e extensão dos pais de cada um dos filhos desse país, todo o meu carinho e apreço. Que a saúde lhe seja a dádiva maior de Deus, para que suportem o stress, e não desistam jamais da batalha na formação desses jovens.

Aos cientistas, que sejam iluminadas as suas mentes e que recebam os recursos necessários para a realização de suas pesquisas e projetos.

Aos políticos o meu olhar severo e vigilante, porém, cheio de esperança de que através deles muitos desses desejos sejam alcançados e realizados.

Enfim a todos os homens e mulheres, jovens, crianças e profissionais do meu Brasil, com os meus olhos elevados a Deus em oração peço proteção e paz, e que todos juntos, tenhamos um Feliz Natal.


.  
Quero agradecer à minha netinha Beatriz (12 anos de idade) pelo visual Natalino  do Blog. Um beijo prá você Bia linda.



                
Créditos: Gifsgifs Claudine Netto 

14 de dezembro de 2011

O ESPELHO


Hoje estive pensando, sentada na frente do espelho, o quanto ele esteve e está presente em nossas vidas.
Você já parou pra pensar nisso? Tenho certeza que não; mas veja: Enquanto criança vivia sempre às voltas com um espelho na mão, não por vaidade, apenas por estar inventando brincadeiras.  Gostava de percorrer os corredores da casa com um espelho refletindo o teto, dava uma sensação de medo, parecia estar flutuando de cabeça para baixo, ainda mais quando me encontrava na casa de minha avó, com aquelas telhas coloniais antigas, parecia que ia cair, ficava um pouco tonta, e acabava em gargalhadas.
Quando chega a adolescência, aí é que não nos desgrudamos de um espelho mesmo. Quantas vezes ele nos viu sorrir ou chorar descabeladas, felizes ou muito infelizes com nossa própria aparência, já que nessa idade, para determinadas pessoas o que mais importa é a aparência.  Passamos horas diante dele, experimentando roupas, sapatos, bijuterias enfim tudo, o que possa preencher nossa vaidade. Tudo normal, sem contar os exageros cometidos em nome dela, como as anorexias, bulimias etc. Porém é claro que não iríamos deixar de aproveitar essa fase mágica, e esperar que o tempo passasse sem nos sentirmos como princesas, e atuarmos em um castelo encantado. Tudo faz parte de estarmos inseridos em sociedade alem de satisfazermos nosso próprio ego.
 Teremos que estar preparados, pois um dia virá, em que felicidade já não irá combinar tanto com espelhos; quando chegarmos lá pela terceira idade, ou “melhor idade” como se diz por aí para adoçar o nosso lado psicológico. Já estou me preparando. E se você também já chegou ou está chegando nesse momento que também deverá ser encantador,se levarmos em conta o aprendizado, e a construção de uma vida, não se entristeça não e quando se encontrar diante de um espelho como estou agora e começar a contar os infinitos cabelos brancos, as pequenas rugas e tiver vontade de sair correndo atrás de uma clinica de beleza, com certeza irá recuperar uns quinze anos de sua aparência, porém não se esqueça de que toda essa trajetória só foi percorrida por que nosso coração pulsa no peito, sinal de que nascer crescer, envelhecer, significa estar vivos, e é  isto o que realmente importa.


Que tal agora ,na plenitude do amadurecimento, nos tornarmos espelho, e tentar refletir um pouco mais de paz, serenidade compreensão, carinho e sabedoria  ao mundo que nos cerca!

lourdinha Vilela

4 de dezembro de 2011

NA PAZ DA POESIA.

-


Ando encontrando espaços dentro de mim.
Estão lá guardando coisas, memórias e sonhos.
-Uma guerreira  encarando frente a frente
traumas adolescentes.
No  campo minado quer explodir agora.
Explosão do que feriu. Meu coração Escarlate.
-Há bálsamos com grande poder de cura
Um  declinar de sol se despedindo, vibrante porém,
aquecendo ainda. É o meu olhar maduro.
E misturando tudo...
-Suspiros  em sinfonia inspirando um norte  de essências,
prelúdio da doce inocência.
-Sou eu vestida de branco. Na paz da poesia.
Se pareço criança, que eu seja então sempre criança.
E que me embale os braços das ilusões.

Lourdinha Vilela



Imagem retirada da Internet